«

»

ago 05

Imprimir Post

Problemas com senha – Xen Server Citrix

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Olá pessoal.Senha Hoje vou escrever um artigo que pode ajudar várias pessoas na hora do desespero. Tive que fazer algumas pesquisas, nada muito complicado, para resolver um problema que tive em um cliente. Esse cliente, tem um servidor da DELL com algumas VM’s criadas sobre um Xen Server Citrix (Open). Após uma queda de energia e por algum problema ainda não encontrado (estou vasculhando os Log’s), a senha de root do hospedeiro não estava mais funcionando e, não sei se é de conhecimento de todos que estão lendo esse artigo, se as VM’s não estiverem configuradas para subir no momento do Boot, só é possível fazer isso manualmente com a senha do administrador, ou seja, do root. Bom, dito isso, fui para o método tradicional, ou seja, vamos editar as opções do GRUB até chegarmos no ponto de iniciarmos o servidor como modo SINGLE, ou seja, sem a necessidade de possuir a senha de root. Para minha surpresa, o Xen Server, não possui o GRUB padrão, e apenas uma tela é mostrada com a palavra boot: Assim sendo, iniciei a minha pesquisa e os passos para quebrar a senha são os seguintes: 1. Digitar o comando abaixo:

Notice

boot: menu.c32
2. A tela a seguir, será mostrada. Xen-tela1   Quando aparecer essa tela, escolher a opção “xe” e pressionar a tecla “TAB” para que seja feito a edição da linha que é utilizada para inicialização do Sistema Operacional. 3. A linha que será exibida, é uma linha que contem todas as opções de BOOT do Sistema Operacional, deve-se inserir o comando que inicia o Sistema em modo SINGLE, como já mencionado. A linha ficaria da seguinte maneira:

Important!

“console=tty0 single”

Important!

É importante ressaltar que toda a linha continua, precisando apenas inserir a palavra single após o “console=tty0”, que é a opção que fará o RUNLEVEL de inicialização ser igual a SINGLE. Precisa ser nessa posição, é muito IMPORTANTE.
4. Após inserir a palavra SINGLE, deve-se pressionar a tecla “ENTER” e, esperar que a linha com a “#”, que indica root aparecer, aparecendo, basta utilizar o comando passwd para trocar a senha. Trocando a senha, se faz necessário digitar o comando exit para que ele finalize o RUNLEVEL SINGLE e inicie o RUNLEVEL padrão que está definido no arquiva “/etc/inittab“.

Important!

Este artigo serve para as versões 5.0, 5.5, 5.6, 6.0, 6.0.2, 6.1, e 6.2.
Espero que possa ajudar e até o próximo artigo.

Jardel Fernandes Fernandes da Costa (15 Posts)


0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Sobre o autor

Jardel Fernandes Fernandes da Costa

Link permanente para este artigo: http://comunidade.aw2net.com.br/problemas-com-senha-xen-server-citrix/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×